Quem Somos

O Laboratório de Audiovisual Científico (LABACIÊNCIAS) foi pensado e criado para produzir e socializar filmes e materiais educativos, no formato audiovisual e digital, com vistas a apoiar docentes e discentes no processo ensino-aprendizagem de temas científicos. Coordenado pelo biólogo, pesquisador e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Luiz Antonio Botelho de Andrade, o projeto recebeu incentivo da FAPERJ e do CNPq, através de editais de preparação de material didático e socialização do conhecimento científico. Com estes incentivos iniciais, foram produzidos mais de dez filmes da Série Educativa “Quem foi que disse?” mas também artigos, resenhas, questões de aprendizagem, entrevistas, fotografias científicas, imagens de apoio, projetos de pesquisa, grande parte disto disponibilizado neste site e em outros dois blogs vinculados (http://conhecereconhecimento.blogspot.com.br/2010/05/dialetica-dialogo-e-conversa-parte-ii.html; http://quemfoi-quedisse.blogspot.com.br/).

Equipe

A equipe do Laboratório de Audiovisual Científico (LabaCiências) é formada por pesquisadores e profissionais e estudantes especializados em audiovisual e mídias.

Daniel Serieiro de Miranda, estudante de Biologia da Universidade Federal Fluminense – UFF, tradutor (inglês / português), responsável pelas legendas dos filmes e das entrevistas do LabaCiências. Contato para serviços de freelance danielserieiromiranda@gmail.com                     

Eduardo de Oliveira Bordoni é bacharel em Design Industrial, com qualificação em programação visual. Ele é um excelente designer e ilustrador do setor de Marketing do Grupo Salgado de Oliveira (Universidade Salgado de Oliveira, Revista O São Gonçalo e Rádio Mania). É ilustrador de material didático para cursos de EAD nas áreas de Administração, Biologia, Matemática, Física, Química e Pedagogia. Ele é um excelente designer e ilustrador de capas de livros, cartazes e pastas para instituição. Tem experiência em Programação Visual, Design de Interface, Animação e Ilustração de livros. Blog em: http://www.eduardobordoniilustrador.blogspot.com

Felipe Xavier Neto é historiador, fotógrafo e cinegrafista. Ele trabalha em nossa equipe desde 2013 e participou como operador de câmera e diretor de fotografia em vários filmes da série educacional “Quem foi que disse?” Ele opera vários tipos de câmeras e tornou-se especialista em imagens com Drone. Além de sua habilidade técnica, ele é um excelente editor, montador e criador de artes visuais. Felipe participa nas pesquisas em audiodescrição e na formação de novos cinegrafistas. Contato para serviços de freelance  felipexavierneto@hotmail.com

Luiz Antonio Botelho de Andrade (Diretor e Produtor)
Biólogo, pesquisador, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), diretor, produtor, roteirista e coordenador do LabaCiências. Contato: labandrade@gmail.com

Marcelo Paes de Carvalho, diretor da InCartaz Filmes e Eventos (site http://www.incartaz.com/), tem experiência na produção e gestão de filmes educativos e culturais (https://vimeo.com/267714871). Produz eventos e oficinas cinematográficas desde 2008. Sua empresa nasceu para viabilizar projetos de inclusão social e educação ambiental. A InCartaz está registrada na ANCINE (Agência Brasileira de Cinema). Esta Agência é responsável por assegurar o cumprimento da lei e por fornecer diversas formas de assistência para a produção cinematográfica, incluindo a permissão para filmar em território nacional. InCartaz possui know-how para locação de equipamentos e logística para produção de filmes em locais inóspitos e perigosos. A empresa possui uma equipe fluente em inglês, francês e espanhol e é colaboradora da Labaciências. 

Nathalia Rodrigues de Brito, estudante de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense – UFF, responsável pela administração do Instagram do LabaCiências. Participou da cobertura do Congresso de Medicina Tropical, 2019. 

Nelson dos Santos Moreira é graduado em Química, UFF, possui Mestrado em Ensino de Ciências, UFF. Professor da Faculdade Anhanguera. Na área artística, ele realizou cursos de formação de atores e direção teatral, CAL. Ele é ator profissional, professor de teatro e oferece oficinas em escolas e espaços culturais, produzindo e apresentando espetáculos em teatros, escolas e festivais de teatro. Possui vários prêmios. Diretor de atores em algumas produções cinematográficas da Serie Educativa Quem foi que disse? Área de Pesquisa: Divulgação Científica, último trabalho 2017, Lavoisier. “Da Alquimia à Química Moderna” Texto: Luiz Andrade e Nelson Moreira. Encenação: Grupo de Teatro Homunculos. Ele é o diretor de elenco da Labaciências.

Rafael Biondi, cinegrafista e editor, estudante de artes, participou do filme Quem foi que disse: sobre a causa sagrada de Darwin e da cobertura do Congresso de Medicina Tropical, 2019. Contato para serviços de freelance (rafaelsbiodi@gmail.com)                                                                      

Victor Hugo Gomes Ferraz , estudante de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense – UFF, administrador de sites / Blogs , Conhecer e Conhecimento, Quem foi que disse e do site Labaciências. Participou da cobertura do Congresso de Medicina Tropical, 2019.               

Zel Nonnenberg é um diretor criativo de multimídia e pós-produtor que trabalha desde a estratégia até o desenvolvimento de um projeto ou produto. Como freelancer e artista visual, criou a Criapix. Seu currículo pode ser visto no site https://www.linkedin.com/in/zelnonnenberg e seu trabalho artístico e criativo pode ser visto em: www.zelnonnenberg.net; Facebook: https://www.facebook.com/zelmultimedia. Como um dos colaboradores da Labaciências, Zel é responsável pelo desenvolvimento do site com todas as informações sobre o andamento dos projetos e produtos, nas versões em inglês e português. Ele também será responsável pela divulgação da Labaciências nas redes sociais.                  

Outros colaboradores:

Arthur Moura – Historiador, diretor, cinegrafista e montador.

Beto Barcellos – Cineasta, consultor de imagética, fotógrafo e cenógrafo.

Claudia Marcia Borges Barreto – Educadora e produtora de projetos artísticos e culturais.

Dayana Cardoso Costa – Estudante de Enfermagem e Fotógrafa.

Diego Mere – Fotógrafo  e videomaker.

Elizete Mascarenhas – Artista, bailarina, coreógrafa e professora de dança.

Higor Oliveira Neto – Músico e sonoplasta.

Karine Botelho da Silva – Estudante de Enfermagem e Fotógrafa.

Nelson dos Santos Moreira – Professor, teatrólogo, diretor de elenco;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.