Os avanços da Biologia moderna nos abrem horizontes tecnológicos há pouco tempo inimagináveis. No entanto, na esteira destes avanços se interpõem tremendos desafios éticos tais como a manipulação de embriões humanos, a invasão dos transgênicos e a possibilidade técnica de se realizar a clonagem humana.
Cônscios de que a ciência e a tecnologia nem sempre avançam na direção do desejável, mas do possível, torna-se urgente problematizar, de todas as formas e em todos os níveis, temas relativos à vida e ao nosso que fazer humano, o que configura um imenso desafio educacional. A importância deste desafio advém da necessidade de estarmos sempre preparados para nos posicionar frente às aplicações científico-tecnológicas de nosso tempo, enquanto comunidade ética e política.
Embora seja intensa a produção de artigos científicos e de livros didáticos sobre os organismos vivos (características, classificação, fisiologia, comportamento, biodiversidade, etc), pouco foi produzido sobre uma questão fundamental: o que é vida? O mais problemático é que este assunto não chega às salas de aulas das escolas e dos colégios e, por incrível que pareça, nem mesmo das universidades, consideradas como o centro do saber.
Assumindo esta questão como um problema educacional importante, decidimos problematizar e socializar a discussão sobre o “O que é Vida”, através do filme educativo “Quem foi que disse: sobre a vida e o viver”, financiado pela FAPERJ e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal Fluminense. Também tivemos apoio da Fundação Municipal de Niterói e do Espaço UFF de Ciências.
O filme problematiza o conceito biológico de vida através de um meta-diálogo entre pai (professor universitário) e filha. Como formas narrativas, utilizam-se a ficção e o documentário. Através da ficção, faz-se uma pequena incursão pela pré-história, ressaltando a importância da linguagem. Através do documentário, aprofundam-se a discussão do tema, tirando proveito dos típicos cenários oferecidos pelo mundo acadêmico, a sala de aula e os encontros científicos nacionais e internacionais.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
%d